Sites Grátis no Comunidades.net
VOTAÇÃO
Que classificação dá ao meu site?
Excelente
Bom
Razoável
Mau
Fraco
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (271 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...



CULINÁRIA - Dicas

CULINÁRIA - Dicas

Saladas - Dicas e Truques
 
 
As saladas são refeições perfeitas para o Verão: são fáceis de preparar, podem ser facilmente levadas para o exterior e ser servidas e saboreadas ao ar livre. Graças à enorme variedade de legumes e frutas da época é possível diversificar infinitamente!

A conservação
A verdura: a variedade de alfaces é enorme. O melhor é, obviamente, comprar alface fresca todos os dias. Quem não tiver tempo para o fazer e quiser misturar vários tipos de alface ou preparar várias refeições a partir de uma alface inteira, pode "conservar" a verdura no frigorífico até ser utilizada. Para tal, coloque a alface inteira em recipientes grandes de conservação ou em sacos de congelação, borrife com um pouco de água, feche ligeiramente e conserve na parte inferior do frigorífico, preferencialmente. Controle regularmente e retire as folhas exteriores deterioradas ou até podres. Importante: não esprema a alface e não sobreponha outros alimentos. As folhas de alface já limpas podem ser igualmente colocadas num saco com um pouco de água e conservadas no frigorífico em embalagem fechada, devendo ser consumidas com a maior brevidade possível. Caso as folhas já não estejam bem estaladiças, coloque-as em água gelada antes de as preparar.

As ervas aromáticas conservam-se muito bem em vasos no peitoril da janela e assim estão sempre frescas e à mão; os molhos cortados devem igualmente ser conservados num saco de congelação na gaveta dos legumes.

Legumes: não conserve o tomate no frigorífico e preferencialmente de modo isolado, pois não é muito "amigo" de outras variedades de frutas e legumes devido à "condensação". O melhor é conservar as restantes variedades de legumes frescos na gaveta dos legumes no frigorífico, as faces de corte, tais como do pepino, por ex., devem ser protegidas com película. As cebolas e as batatas devem ser conservadas num local escuro e fresco, fora do frigorífico.

Molhos para saladas

A maionese caseira, o aioli ou a maionese de alho mediterrânea devem ser preparadas imediatamente antes de servir, uma vez que são preparadas com ovo cru. Os molhos cremosos com iogurte, natas, crème fraîche ou outros produtos lácteos também são melhores quando preparados no momento. Os molhos vinagretes são fáceis de preparar e conservam-se muito bem no frigorífico, em frascos com rosca durante alguns dias, ou até mais algum tempo, pelo que podem ser logo confeccionados em maiores quantidades.

Sabia que um frasco de rosca é também uma boa ajuda na cozinha: coloque todos os ingredientes necessários para o molho vinagrete dentro do frasco, feche bem e agite com força até o óleo e o vinagre estarem bem misturados com os outros ingredientes. Esta base de óleo e vinagre pode ser combinada com cebola picada, alho esmagado, malagueta, um pouco de sumo de laranja natural, molho de soja, diferentes variedades de mostarda e mel ou açúcar amarelo, de modo a quebrar a rotina.
 
Combinações de uma diversidade incrível

Relativamente à alface existe apenas um lema: dar asas à imaginação. Assim, para além dos produtos da época pode ainda juntar outros, tais como legumes em conserva (milho, feijão vermelho), peixe e frutos do mar (salteados na frigideira, fumados ou em conserva, tais como atum), produtos de charcutaria, tiras de carne fritas ou cubos de queijo, de modo a transformar a salada num prato principal. Pode enriquecer a salada com entradas em conserva e azeitonas, ovos bem cozidos ou batatas, cubos de pão da véspera, fatias de baguete torradas ou tostas.


O próprio modo de preparar os ingredientes também contribui para uma maior diversidade. É difícil acreditar: por ex., uma cenoura tem sabores diferentes quando cortada em rodelas grossas, em palitos ou ralada finamente. O sabor das ervilhas de quebrar, ligeiramente escaldadas, é diferente do sabor em estado cru ou bem cozidas e os espargos apresentam sabores diferentes quando fritos ou cozinhados tradicionalmente.

Experimente, por ex., juntar uma generosa quantidade de folhas de manjericão à salada, em vez de adicionar apenas uma pequena quantidade de manjericão picado aos molhos. É certo que este sabor intenso o levará a imaginar-se na Itália!


Misturar – saiba como
As saladas de massa, de batata e de arroz devem ser preparadas atempadamente, com tempo suficiente para apurar e os sabores se ligarem. Os ingredientes frescos e estaladiços só devem ser adicionados momentos antes de servir.

Embora as saladas verdes ou de legumes frescos possam ser preparadas previamente, o molho só deve ser adicionado imediatamente antes de servir, senão ficam moles e perdem a sua consistência estaladiça. O melhor será misturar os ingredientes da salada num recipiente bem grande com talher próprio para saladas ou com as mãos limpas e depois mudar para uma saladeira antes de servir. Em alternativa, pode também preparar a salada directamente nos pratos e temperar com o molho antes de servir, para que cada pessoa possa misturar a salada antes de comer. Para os piqueniques aplica-se: levar os ingredientes frescos e estaladiços embalados separadamente e misturá-los apenas na hora.


As saladas de fruta com molho podem ser preparadas previamente. As variedades de fruta que oxidam rapidamente como por ex. maçãs, pêras ou bananas, devem ser adicionadas posteriormente ou regadas com sumo de limão, de modo a atrasar o processo de oxidação.